Objetivo do Movimento Diálogo Conjugal

“Aquele que ouve minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha” (Mt. 7,24)”.

O principal objetivo do Diálogo Conjugal é ajudar as famílias a edificar suas casas e seus lares sobre a rocha. Graças a Trindade Santa, à colaboração do nosso diretor espiritual e à contribuição de palestrantes e equipes, tem o movimento conseguido fazer maravilhas nas vidas dos casais e jovens. Pode-se, afirmar com certeza, que muitas famílias foram transformadas, muitos valores esquecidos foram resgatados. Muitas pessoas que se encontravam distantes de Deus se reaproximaram novamente.

A história do Diálogo Conjugal

     “…um pequeno grupo de católicos da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, grupo este que participara do Cursílio de Cristandade, entendeu por bem, trabalhar na Pastoral Familiar. Reunimos, sempre tendo o Evangelho como nosso guia. Éramos um número pequeno,mais um diretor espiritual. Dentro do plano de VER, JULGAR E AGIR, pensamos: “Vamos tentar esta nova experiência, mas sempre acreditando no Espírito Santo”. Criar o DIÁLOGO CONJUGAL, foi bastante difícil. Conseguimos alguns poucos  casais que toparam a idéia.

        E o programa para o encontro?  O local? A Equipe de Limpeza, retaguarda e a alavanca? E a sala? Possíveis palestrantes e testemunhos?

      Nada foi grande empecilho, pois o Cristo nos guiava e guia até hoje.

       Vamos lá…local: Salão da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida. Improvisamos mesas e dormitórios. Dia tal, mês tal, não me lembro! Convites para os possíveis encontristas. Diziam alguns: “NÃO POSSO, OUTROS NÃO QUEREMOS”. Sabe leitor penso que até hoje são poucos os que querem vestir a camisa DELE, porque o comodismo, a omissão etc etc…, estão acima da família. Os coordenadores da época e de hoje não pensam assim, com certeza, pois lutam por uma causa, por que não dizer a maior causa do mundo “A FAMÍLIA”.

       Com o passar do tempo, novos companheiros se juntaram a nós. A semente lançada em terra fértil foi crescendo, crescendo e tornou-se uma árvore boa e começava a dar frutos. Eu, Calcir e Soneli, coordenamos até XIX encontro se não me falha a memória. Gostaria de prestar uma homenagem aos grandes companheiros e companheiras que vestiram a camisa e colocaram tijolos na grande construção nessa obra de Deus “DIÁLOGO CONJUGAL”. Alguns já faleceram. A equipe cresceu e como tudo estava dando certo pensamos: “Se Dom Almir, Bispo Diocesano que morava em Araguari permitir, vamos levar até lá a nossa experiência do Diálogo Conjugal”. Ok parceria feita, fizemos então o primeiro, segundo, terceiro e muitos outros encontros do DIÁLOGO CONJUGAL de Araguari. Acompanhamos vários. Posteriormente, levamos também o Diálogo Conjugal para Tupaciguara, sempre com adesão do vigário. Hoje este prédio “DIÁLOGO CONJUGAL” já conta com mais de 100 andares. Espero que tenha crescido no HORIZONTAL e principalmente no VERTICAL. Lembremos, “a quem muito é dado, muito será exigido e cobrado”.

       Como o Diálogo Conjugal cresceu muito, nós Calcir e Soneli, resolvemos também criar o Renascer Conjugal “irmão do Diálogo”.  Em seguida criamos também o encontro de jovens SEMENTE todos pertencentes à Igreja de Nossa Senhora Aparecida…Tenho certeza de que no céu muitos Anjos e Santos estão batendo palmas para os movimentos da Igreja Católica!.

       Obrigado pela oportunidade.

      Abraços em Cristo do Calcir e da Soneli”.

 (Relato publicado na revista “O VAGALUME”, pág. 17, Edição Dezembro/2002, Janeiro/2003).